• Seg. - Sex. 08h00 as 17h00
  • (11) 5199-4616
  • Rua Lenita 588, Parque dos Camargos - Barueri
blog

O Instituto Viva Feliz foi fundada em 19 de abril de 2000, pelo sonho de um nordestino que viveu diversas situações de vulnerabilidade social em sua infância e juventude, conhecido como Augusto, migrou para o estado de São Paulo e vive há mais de 38 anos na cidade de Barueri, identificou a oportunidade de poder oferecer atividades extracurriculares para crianças, adolescentes e jovens adultos.

Em conjunto com sua esposa, conhecida como Rizo, iniciaram a construção desse sonho em 1994 e oficializaram no ano de 2000.

O principal objetivo da nossa entidade é trabalhar a prevenção das vulnerabilidades sociais existentes no território por meio do atendimento as famílias da comunidade do distrito do Jardim Silveira, somos uma instituição de baixa complexidade e atuamos no atendimento direto aos nossos usuários (crianças e adolescentes) e suas famílias. Com o intuito de prevenir riscos sociais, trabalhamos com uma metodologia voltada para a pedagogia social.

Pautamos o atendimento as crianças e adolescentes em pensadores, como: Vygotsky, Jean Piaget, Paulo Freire. Estudar seus princípios educativos nos ajuda a construir nossa didática de trabalho, que hoje é conhecido como "Percurso".

Atendemos mais de 15 mil pessoas, de 1994 a 2022, entre crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias, em situação de vulnerabilidade social, mediante parcerias público-privadas, apoios, parcerias e doações.

blog
blog
blog

Perguntas Frequentes

Como nasceu o IVF - Instituto Viva Feliz?

Nasceu de um ideal, um sonho de infância que pela paixão ao futebol deu início aos primeiros passos do trabalho voltado para a Assistência Social. Da década de 1990 existia diversos campeonatos de futebol de são na região de Barueri e participamos de alguns, sendo campeões nos anos de 1994, 1995, 1996, 1997 e 1998.

Por que criamos o Instituto?

A ideia de criar este projeto fugiu de tudo o que já existia na região por que foi um projeto construído em conjunto com a comunidade do Jardim Silveira e buscou alinhar a Assistência Social com esporte. Criar o IVF - Instituto Viva Feliz foi uma forma de desenvolver a prática da cidadania em locais de maior vulnerabilidade social. O nosso fundador, Augusto sentia falta de um líder comunitário que lutasse pelos direitos sociais na prática, para a comunidade de Barueri, especificamente da região do jardim Silveira. ?No início, busquei inovar em metodologia na área da Assistência Social e como eu tinha experiência com a área do esporte, foi a atividade meio para conquistar o meu objetivo maior, que era prevenir riscos sociais instruindo a juventude na conscientização da cidadania e de sua afetividade? - Augusto

Quais as principais dificuldades encontradas no início?

A maior dificuldade era uma série de fatores que dificultava a execução do trabalho com as crianças e adolescentes, sendo: falta de transporte, falta de calçados e roupas adequadas para a prática do esporte e o lanche que garantia a segurança alimentar dos usuários.

Qual foi o primeiro patrocinador do IVF - Instituto Viva Feliz?

Nunca tivemos patrocinador oficial, no início, Augusto doava os itens necessários para que o trabalho acontecesse, desde o primeiro momento que a ideia surgiu angariamos padrinhos da própria comunidade para doar itens que pudessem nos auxiliar na execução do trabalho.

Como o IVF - Instituto Viva Feliz sobrevive?

Recebemos doações diversas que contribuem com a manutenção do Instituto, recebemos entre roupas, calçados, cestas básicas, kits de alimentos e etc, além de trabalharmos com bazar/brechó de roupas, alimentos e entre outros. Temos parceria financeira com a PMB - Prefeitura Municipal de Barueri que mantém 50% do valor para executar o (SCFV) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Interagir, com crianças e adolescentes. Trabalhamos para receber emendas parlamentares federais e estaduais para complementar os custos dos diversos projetos e programas (SCFV - Interagir; Brincando & Aprendendo; Programa Viva Leite).

Linha do Tempo

1994 - Início de tudo, idealização da ONG, percorreu um longo caminho até a sua legalização e abertura do CNPJ que ocorreu no ano 2000.

2000 - Nascimento do Instituto Viva Feliz sob o nome (Associação Natão de Atendimento a população Carente do Jardim Silveira - ANAP), sediada na Rua José Ilhéus. Trabalhávamos com futebol de salão com adolescentes e jovens adultos.

2002 - A então ANAP se tornou Associação Viva Feliz por assembleia realizada com as famílias e comunidade atendidas. Ampliamos nosso ramo de atuação com as famílias atendidas, passamos a atender com cursos de capacitação profissional (inglês, espanhol, auxiliar administrativo e etc) e continuamos o atendimento do Futebol.

2004 - Devido a alta demanda de famílias procurando pelo trabalho desenvolvido, mudamos para uma sede maior, com 08 salas a mais e passamos a atender na Avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.

2006 - Em assembleia com famílias e comunidade, foi apontado a necessidade de atividades socioeducativas para crianças e adolescentes, o qual tinha baixa oferta. Passamos a atender crianças e adolescentes com oficinas culturais (teatro, ballet, jazz, hip hop, danças urbanas, capoeira, kung fu e etc) e atividades de fortalecimento de vínculos. Mantivemos o trabalho de capacitação profissional com os responsáveis.

2007 - Iniciamos o trabalho voluntário da entrega do Programa Viva Leite, com famílias com crianças de 06 meses a 05 anos e 06 meses ou idosos acima de 60 anos.

2009 - Chegamos a atender 250 crianças e adolescentes em um único ano. O diagnóstico realizado pelo CMDCA demonstrou uma demanda de ausências de serviços socioassistenciais no bairro do Parque dos Camargos. Desta forma, identificada essa demanda, o conselho da entidade se reuniu e decidiu que era importante suprir essa demanda.

2019 - Ampliamos nosso trabalho socioassistencial e passamos a atender crianças em primeira infância, com idade de 04 a 06 anos, neste ano tivemos dois Serviços, sendo o SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Progredir e o Programa Brincando e Aprendendo.

2022 - Acompanhando o cenário atual da política pública da SUAS - Sistema Único de Assistência Social, passamos pelo reordenamento e atualmente trabalhamos com atividades socioeducativas voltadas com olhar de acolhimento e integração da família em conjunto com seus filhos, desta forma o SCFV mudou de nome, de Progredir para Interagir, Neste mesmo ano, realizamos escuta qualificada das famílias e alteramos nossa Razão Social. Passamos de Associação Viva Feliz para Instituto Viva Feliz, acompanhando desta forma as mudanças que o Instituto vem acompanhando.

Missão, Visão, Valores

feature
Missão

Desenvolver e disseminar práticas que contribuam para a transformação social.





feature
Visão

Ser uma OSC reconhecida pelo seu impacto social e ações socioeducativas e ser referência no trabalho de transformação da realidade social no território em que atuamos para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

feature
Valores

Valorizar e reconhecer nossos colaboradores. Autenticidade. Respeito as famílias atendidas. Honestidade. Atendimento humanizado. Preservação da infância e adolescência.


contact
PROJETOS E PROGRAMAS
  • Segunda - Sexta
  • 08:00 - 17:00
contact
Endereço
  • Rua Lenita 588, Parque dos Camargos - Barueri
contact
Escritório
  • Segunda - Sexta
  • 08:30 - 16:30